quarta-feira, 20 de março de 2013

CORES

NO PRÉ ESTUDAMOS AS CORES E JÁ SABEMOS O NOME DELAS.
BRINCAMOS DE ELEFANTE COLORIDO PARA LEMBRAR.
MAS COMO ESCREVER ESTES NOMES?

FIZEMOS UM CARTAZ NA SALA, ONDE COLAMOS O NOME DAS CORES E UMA CANETINHA OU LÁPIS DE COR.
EXPLORAMOS BEM AS LETRAS!

DEPOIS REGISTRAMOS NO CADERNO:


3 comentários:

  1. ADOREI, EU GOSTO MUITO DE TODAS AS CORES... SÃO TODAS LINDAS E IMPORTANTES.
    AH, EU TAMBÉM GOSTO DE BRINCAR DE ELEFANTE COLORIDO!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Olá querida... Não sei se vc conhece esse jogo do "Nunca 10"! É interessante trabalhar com ele utilizando o material dourado mas tbm dá p trabalhar com o ábaco. Dá uma olhadinha:

    JOGO DO NUNCA 10 (DEZ)

    Objetivos:
    - Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;
    - Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
    Material:
    Ábaco de pinos – 1 por aluno
    2 dados por grupo
    Metodologia:
    Os alunos divididos em grupos deverão, cada um na sua vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocadas argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez.
    Quando forem acumuladas 10 argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e trocá-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 argolas que devem ser trocadas por uma argola que será colocada no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.
    Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.
    Com esta atividade inicial, é possível chamar a atenção dos alunos para o fato do agrupamento dos valores, e que a mesma peça tem valor diferente de acordo com o pino que estiver ocupando.
    Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez. É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores, etc.
    Contando os objetos
    Objetivos:
    - Realizar contagens, utilizando a correspondência biunívoca (um a um);
    - Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;
    - Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
    Material:
    objetos
    ábaco de pinos (1 por aluno)
    Metodologia:
    Poderão ser selecionados na classe objetos (lápis de cor, giz, pedaços coloridos de papel, borrachas, etc.) em quantidades superiores a 10 unidades, ou poderá ser pedido aos alunos que tragam objetos (bolinhas de gude, figurinhas, botões, tampinhas, moedas, etc.) de casa para montar uma "coleção". Os alunos deverão contar esses objetos, a princípio um a um, registrando a quantidade obtida no ábaco (lembrando que não podem deixar mais de 10 argolas num mesmo pino). Posteriormente, os alunos deverão encontrar outras formas de contar a quantidade de objetos que possuem. Pode-se propor ou aceitar contagens de 2 em 2, de 3 em 3, de 4 em 4..., até que os alunos percebam que quando têm quantidades maiores que 10, podem registrá-las diretamente no pino das dezenas.
    Operações
    Objetivos:
    - Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas;
    - Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal;
    - Fazer uso de material semi simbólico para registro de cálculos de adição e subtração;

    O ábaco que utilizo com meus alunos é feito com caixa de ovos encapada com EVA e os pinos são palitos de churrasco! Beijão querida...

    ResponderExcluir
  3. OI SIMONHA,
    EU ADORO CORES, ESTÃO PRESENTES EM TUDO!
    A MINHA PREFERIDA É LOGO A PRIMEIRA DA LISTA :)
    BJS

    Por aqui é net, computador, os dois juntos.
    Algo próximo de um complô rs
    bjs, obrigada!

    Pena que não tem fotos :(

    ResponderExcluir

FICAREMOS FELIZES COM SEU COMENTÁRIO!
OBRIGADO!