tag:blogger.com,1999:blog-2206879309405143597.post6819550497132311663..comments2023-10-30T10:19:00.090-03:00Comments on BRINCAR E APRENDER: CORESSimonhahttp://www.blogger.com/profile/18334976798099912628noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-2206879309405143597.post-16786845829946963292013-03-20T23:29:47.245-03:002013-03-20T23:29:47.245-03:00OI SIMONHA,
EU ADORO CORES, ESTÃO PRESENTES EM TUD...OI SIMONHA,<br />EU ADORO CORES, ESTÃO PRESENTES EM TUDO!<br />A MINHA PREFERIDA É LOGO A PRIMEIRA DA LISTA :)<br />BJS<br /><br />Por aqui é net, computador, os dois juntos.<br />Algo próximo de um complô rs<br />bjs, obrigada!<br /><br />Pena que não tem fotos :(M de Maria Ateliêhttps://www.blogger.com/profile/03039114158304530707noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2206879309405143597.post-67714495165173973812013-03-20T13:27:25.604-03:002013-03-20T13:27:25.604-03:00Olá querida... Não sei se vc conhece esse jogo do ...Olá querida... Não sei se vc conhece esse jogo do "Nunca 10"! É interessante trabalhar com ele utilizando o material dourado mas tbm dá p trabalhar com o ábaco. Dá uma olhadinha:<br /> <br />JOGO DO NUNCA 10 (DEZ)<br /><br />Objetivos:<br />- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;<br />- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.<br />Material:<br />Ábaco de pinos – 1 por aluno<br />2 dados por grupo<br />Metodologia:<br />Os alunos divididos em grupos deverão, cada um na sua vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocadas argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez.<br />Quando forem acumuladas 10 argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e trocá-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 argolas que devem ser trocadas por uma argola que será colocada no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.<br />Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.<br />Com esta atividade inicial, é possível chamar a atenção dos alunos para o fato do agrupamento dos valores, e que a mesma peça tem valor diferente de acordo com o pino que estiver ocupando.<br />Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez. É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores, etc.<br />Contando os objetos<br />Objetivos:<br />- Realizar contagens, utilizando a correspondência biunívoca (um a um);<br />- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;<br />- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.<br />Material:<br />objetos<br />ábaco de pinos (1 por aluno)<br />Metodologia:<br />Poderão ser selecionados na classe objetos (lápis de cor, giz, pedaços coloridos de papel, borrachas, etc.) em quantidades superiores a 10 unidades, ou poderá ser pedido aos alunos que tragam objetos (bolinhas de gude, figurinhas, botões, tampinhas, moedas, etc.) de casa para montar uma "coleção". Os alunos deverão contar esses objetos, a princípio um a um, registrando a quantidade obtida no ábaco (lembrando que não podem deixar mais de 10 argolas num mesmo pino). Posteriormente, os alunos deverão encontrar outras formas de contar a quantidade de objetos que possuem. Pode-se propor ou aceitar contagens de 2 em 2, de 3 em 3, de 4 em 4..., até que os alunos percebam que quando têm quantidades maiores que 10, podem registrá-las diretamente no pino das dezenas.<br />Operações<br />Objetivos:<br />- Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas;<br />- Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal;<br />- Fazer uso de material semi simbólico para registro de cálculos de adição e subtração;<br /><br />O ábaco que utilizo com meus alunos é feito com caixa de ovos encapada com EVA e os pinos são palitos de churrasco! Beijão querida...Kathia Bazonihttps://www.blogger.com/profile/15288024049167268619noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2206879309405143597.post-39683905064848575662013-03-20T10:22:59.425-03:002013-03-20T10:22:59.425-03:00ADOREI, EU GOSTO MUITO DE TODAS AS CORES... SÃO TO...ADOREI, EU GOSTO MUITO DE TODAS AS CORES... SÃO TODAS LINDAS E IMPORTANTES.<br />AH, EU TAMBÉM GOSTO DE BRINCAR DE ELEFANTE COLORIDO!<br /><br />BEIJOSAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/08059864175799239951noreply@blogger.com